segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Série de explosões em bancos da PB vira destaque no Fantástico

O programa 'Fantástico' da Rede Globo exibiu neste domingo (19) como as quadrilhas especializadas em explodir caixas eletrônicos estão agindo no Nordeste. Só na Paraíba foram registrados 14 assaltos, este ano, onde os bandidos usaram dinamites.


De acordo com a polícia, várias quadrilhas estão praticando furtos aos caixas eletrônicos em quatro estados do Nordeste: Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia. Elas agem principalmente nas pequenas cidades do interior, onde as agências bancárias e os locais em que os caixas estão instalados são mais vulneráveis.

Em todo o país, este ano, pelo menos 24 cidades tiveram os caixas eletrônicos arrombados com o uso de explosivos.

Na semana passada, um posto do banco Bradesco, Agreste paraibano, foi alvo da ação de bandidos.

Eles usaram tantos explosivos que o posto ficou destruído. EA quadrilha fugiu levando cerca de R$ 50 mil.

Em Abreu e Lima, região metropolitana do Recife. Os clientes e vizinhos do mercadinho ainda estão assustados. O impacto foi tão forte que deixou o caixa eletrônico em pedaços. O telhado ficou cheio de buracos.

A maioria dos ataques acontece na madrugada, sem nenhuma resistência. Em 90% dos casos não havia câmeras para filmar as quadrilhas. E o mais grave: o alarme não disparou.

Dinamites
O material utilizado pelos bandidos é o mesmo para explodir rochas e pedras em grandes obras. O Exército é responsável pela fiscalização da fabricação, distribuição e uso de explosivos no Brasil. Mas os militares reconhecem: esses que estão chegando às mãos dos bandidos foram desviados.

“São adquiridos por empresas que praticam serviços regularmente na desmontagem de rochas. No momento em que ele é aplicado em pequenas quantidades, poderá estar sendo extraviado neste momento”, disse o coronel do exército Carlos Nogueira.

Segurança
A maioria dos ataques acontece na madrugada, sem nenhuma resistência. Em 90% dos casos não havia câmeras para filmar as quadrilhas. E o mais grave: o alarme não disparou.

A polícia quer que os bancos gastem mais com segurança para dificultar a ação dos bandidos. A Federação Brasileira dos Bancos diz que já investe mais que o suficiente.

“O bandido esta achando muito fácil fazer a ação criminosa e a polícia só esta sendo informada horas depois do que aconteceu e tem de correr atrás do prejuízo. O papel da polícia é de investigar e identificar e isso vai ser feito”, afirmou o delegado Antônio Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário