terça-feira, 7 de setembro de 2010

José Maranhão na saúde pública: IML De Campina está abandonado

Corpos passam dois dias esperando liberação O Instituto Médico Legal de Campina Grande representa hoje o maior símbolo de desrespeito do governo Maranhão para com aquela cidade, a segunda maior do estado. Familias chegam a esperar 48 horas para a liberação de um corpo por falta de legista ou de material necesário ao processo de necropsia.Se for à noite,pior. Os profissionais não se arriscam a visitar aquele prédio abandonado e sem segurança.

Instalações em ruína, sem iluminação, sem material e profissionais à altura das demandas de uma cidade com cerca de 400 mil habitantes, o IML de Campina Grande é motivo de revolta da população e constante abordagem pelas emissoras de rádios daquela região. Na Câmara Municipal, o assunto é tema de criticas recorrentes. Na Assembléia, o abandono do IML de Campina também não é ignorado. O deputado Romero Rodrigues relata:

“ Houve o caso de uma pessoa cujo corpo foi levado ao IML na última quinta-feira, e, infelizmente não havia médico de plantão no local, havendo uma consulta ao IML da cidade de Guarabira, e a informação de que o referido profissional ali lotado se ou de encontrava em outra cidade. Foi necessário se mobilizar um médico legista de João Pessoa para que fosse prestado o serviço em Campina Grande, depois de muitos contratempos para os familiares dessa pessoa, que passavam por um momento de grande dor e comoção” relata Romero, complementando:

- Lamentavelmente o IML de Campina Grande está ao abandono, sem rumo, sem administração, necessitando-se da ação do Governo para resolver esses problemas. Não é possível que uma cidade como Campina Grande, um pólo que concentra quase um milhão de habitantes ao seu redor não disponha de uma instituição à altura de suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário