sábado, 18 de setembro de 2010

Nova pesquisa O Norte: Maranhão despenca 12 pontos; Ricardo sobe 6


A verdade começa a vir à tona nas pesquisas eleitorais. Pesquisa do Jornal O Norte, que no mês passado mostrava uma diferença de 32% agora já aponta 14%. Se for levada em conta a pesquisa espontânea, a diferença é de 11%. E quando o questionamento é em função do número a ser votado, a diferença cai para 8%. E pra desespero de Maranhão, existe uma margem de erro de 3%, fora as famosas manipulações que até o suplente de Maranhão no Senado e dono do Sistema Correio Roberto Cavalcanti já confirmou em plena tribuna do Congresso.

Pesquisa de Verdade é dia 3 de outubro, e enquanto o dia não chega, a Paraíba vai ficando cada vez mais laranja....

Veja matéria publicada no Portal O Norte:

Maranhão tem 46% e Ricardo 32%

Se as eleições fossem hoje, o governador e candidato à reeleição, José Maranhão (PMDB), da coligação Paraíba Unida, teria 14 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado na corrida eleitoral, o ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), da coligação Uma Nova Paraíba. Os dados são da pesquisa encomendada pelo jornal O Norte ao Instituto Diário Data Associados, que entrevistou 1.100 pessoas entre os dias 12 e 15 deste mês. O intervalo de confiança da consulta é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos para cima ou para baixo.

De acordo com a pesquisa estimulada, quando é apresentada ao eleitor a lista dos candidatos, Maranhão tem 46% das intenções de voto, seguido por Ricardo, com 32%. Em terceiro lugar aparece Loudes Sarmento (PCO), com 1%. Francisco Oliveira (PCB), Marcelino Rodrigues (PSTU) e Nelson Júnior (Psol) não atingiram o percentual mínimo de 0,5% e, por isso, não pontuaram. Pretendem votar nulo,5% dos eleitores. O número de indecisos chega a 15%.

Com base nos dados da pesquisa estimulada, o instituto elaborou um quadro levando em consideração apenas os votos válidos. Neste cenário, José Maranhão aparece com 58% dos votos, seguido de Ricardo Coutinho com 40%. Marcelino, Lourdes e Nelson Júnior aparecem com 1%. Já Francisco Oliveira não pontuou na consulta. Neste quesito se exclui os 20 pontos percentuais dos votos nulos e dos indecisos. Os dados da estimulada demonstram uma oscilação nos percentuais conquistados pelos postulantes, em relação à pesquisa anterior, publicada em 15 de agosto. Na primeira consulta, Maranhão aparecia com 58%, enquanto que o segundo colocado, Ricardo Coutinho, aparecia com 26%. Entre os outros candidatos, apenas Lourdes Sarmento pontuou, com 1% das intenções de voto.

Na atual consulta, o Instituto Diário Data Associados também quis saber, de forma espontânea, a intenção de voto dos eleitores. Neste cenário, sem a apresentação dos nomes dos candidatos, José Maranhão aparece com 39% das intenções de voto, seguido por Ricardo Coutinho, com 28%. Pelo menos 1% dos eleitores citou outros candidatos. Os indecisos somaram 25% e os votos nulos, 7%.

O instituto procurou saber a intenção de voto dos eleitores no caso de um eventual segundo turno. Neste quesito, os números mostram Maranhão com 46% das intenções de voto, contra 34% de Ricardo Coutinho. O percentual de eleitores indecisos é de 16%, enquanto que os que pretendem anular o voto giram em torno de 5%. Os percentuais da pesquisa estão arredondados e, por esta razão, pode acontecer que a soma não atinja 100%, podendo ficar entre 99% e 101%.

Intenção estimulada de voto para governador
Zé Maranhão    58%    46%
Ricardo Coutinho    26%    32%
Lourdes Sarmento     1%     1%
Marcelino     0%     0%
Francisco Oliveira     0%     0%
Nelson Júnior     0%     0%
NR/ninguém nulo     6%     5%
NS/indeciso/ branco     9%     15%
Total    100% 100%

Intenção espontânea de voto para governador
Zé Maranhão    39%
Ricardo Coutinho    28%
Outros nomes    1%
NR/ninguém/voto nulo    7%
NS/indeciso/voto branco    25%
Total    100%

Conhecimento do número do candidato a governador


Qual o número de seu candidato a governador?
15    27%
40    19%
45    1%
13    0%
19    0%
50    0%
NR    3%
NS    49%
Total    100%

Simulação de segundo turno para governador
Zé Maranhão    46%
Ricardo Coutinho    34%
NR/ninguém/voto nulo     5%
NS/indeciso/voto branco     16%
Total    100%

Nenhum comentário:

Postar um comentário