quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ADUEPB diz que é contra a tese de federalização da UEPB

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB), por intermédio do seu presidente o professor José Cristovão de Andrade, manifestou através de nota ser “totalmente contrário à proposta do Governo do Estado, de tentar federalizar a UEPB”.

Segundo o dirigente sindical, a proposta do governador José Maranhão “visa tão somente excluir a Universidade Estadual da Paraíba do seu projeto vitorioso e sério, apesar dele ter sempre manifestado uma atitude contrária à instituição já conhecida por todos do movimento”.

Disse que, “na verdade, o governador é contra a autonomia financeira da instituição e quer se vingar. Para o governador a UEPB é gasto demais e isso seria de competência da União. Na verdade, federalizar a instituição é se livrar de uma entidade séria com largos serviços prestados à sociedade. Somos contrários a essa tese”. Afirmou o presidente que a UEPB não está em crise, está em crescimento e é bastante cobiçada hoje por todas as cores, sejam amarelas, vermelhas, verdes ou laranja.

Criticou Cristovão que “o governador Maranhão está impondo a criação de um Campus nas vésperas das eleições, e isso é muito sério”. Em sua opinião, a UEPB tem que se livrar dos ditames de governos frente à nossa UEPB, seja qual for a cor partidária. Precisamos de uma lei que nos livre dessas imposições. Somos contra a federalização porque essa é uma visão excludente e preconceituosa do Governo do Estado contra a

UEPB e contra a Paraíba e o seu povo. Defendemos a consolidação da UEPB via respeito e cumprimento da lei de autonomia financeira, e não mais que isso. Federalizar é igual a se livrar de vez da UEPB, e isso é um sonho antigo do governador”.

O professor disse que “a ADUEPB repudia a proposta do governador quando em debate realizado na Associação Comercial de Campina Grande no dia 24 de agosto apresentou como proposta para a educação superior da Paraíba a federalização da UEPB. A referida proposta objetiva tão somente descartar, excluir e desviar o destino da UEPB, forma esta de retirar de vez o compromisso dos investimentos do Estado com a UEPB”.


Finalmente o presidente afirma que “defendemos a consolidação da UEPB via respeito e compromisso com a Lei da Autonomia Financeira. A UEPB exerce um papel importante no processo de expandir e contribuir no desenvolvimento econômico e social do Estado da Paraíba. Somos comprometidos com a autonomia plena da Universidade Estadual da Paraíba.”

Fonte: ADUEPB

Um comentário:

  1. Parabéns Professor e presidente da ADUEPB José Cristovão de Andrade tem mais que endurecer com esse ideia de ZERETROCESSO federalizar nossa UEPB.

    ResponderExcluir