segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Zé Aldemir denuncia que prefeito de S. José de Piranhas distribuiu cheques em troca de votos

Cheques seriam distribuídos em troca de votos para Maranhão,Vituriano de Abreu, Vital e Wilson Santiago

josealdemir_20100310_152424O prefeito de São José de Piranhas, Domingos Leite Neto (PMDB), está sendo acusado de distribuir cheques com a população do município em troca de votos para os candidatos José Maranhão,Vituriano de Abreu, Vital do Rego Filho e Wilson Santiago. A suposta distribuição do benefício configuraria crime eleitoral o que pode acarretar cassação ou inelegibilidade para o autor do suposto delito e para os beneficiados com os votos.
De acordo com a denúncia feita pelo deputado estadual, José Aldemir (DEM), os cheques estariam sendo entregues as pessoas para que elas efetuem o pagamento de tratamento médico, aquisição de medicamentos, compra de gêneros alimentícios, e até para o pagamento de botijão de gás e faturas de água e energia.
Doc5_20101025_183808Pelo menos 400 pessoas já teriam sido beneficiadas com os cheques que variam de R$ 100 a R$ 300. Em troca do benefício os eleitores teriam prometido votar nos postulantes a cargos eletivos apoiados pelo prefeito, nesse caso, o candidato a governador José Maranhão e os então candidatos a deputado estadual e senadores, respectivamente, Vituriano de Abreu, Vital do Rego Filho e Wilson Santiago.
Conforme documentos conseguidos pelo deputado José Aldemir, as quantias teriam sido destinadas para o pagamento de consultas médicas, realização de exames médicos, para cobrir despesas com aquisição de passagens para tratamentos de saúde feitos em João Pessoa, pagamento de botijão de gás, água e energia, compra de alimentos, realização de cirurgias e para a compra de medicamentos.
Doc1_20101025_184037Os cheques em nome da prefeitura de São José de Piranhas estariam sendo destinados a população mais pobre da cidade que não teriam condições de custear as despesas citadas acima e, por isso, teriam recebido o suposto benefício.
Segundo deputado, nesse segundo turno, os cheques continuariam sendo distribuídos no intuito de beneficiar o candidato a governador José Maranhão. José Aldemir informou que há indícios de que o suposto crime eleitoral estaria sendo cometido também nos municípios de Cajazeiras e Bonito de Santa Fé.
A denúncia, juntamente com os documentos, será encaminhada pelo deputado para a Polícia Federal e para o Tribunal de Contas do Estado para que seja investigada.
O que diz a Lei – De acordo com o Artigo 73, inciso IV, da Lei 9.504 “é vedado aos agentes públicos, fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo Poder Público”.
O mesmo Artigo da Lei no seu inciso VIII diz que “no ano em que se realizar eleição, fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior”.
Sobre o município - São José de Piranhas fica no Sertão paraibano a 492 km de distância da Capital. Limita-se com o Estado do Ceará e com os municípios de Cajazeiras (31km), Nazarezinho (30km), Carrapateira (20km), Aguiar (37km), São José de Caiana(22km), Serra Grande(18,5km) e Monte Horebe (13,5km). De acordo com o censo do IBGE de 2007, a população recenseada e estimada é de 18.898 habitantes.
Confira alguns dos empenhos
Doc3_20101025_184221
doc4_20101025_184342
Doc6_20101025_184519
Nice Almeida
PolíticaPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário