Segundo informações colhidas pela reportagem do PBacontece, a pesquisa não foi divulgada porque o resultado iria desagradar ao governador José Maranhão (PMDB), candidato à reeleição pela coligação “Paraíba Unida”, que apareceria com apenas 40% das intenções de votos, contra 55% de Ricardo Coutinho (PSB), candidato da coligação “Uma Nova Paraíba”
Além de ser acusado de encomendar pesquisas direcionadas a favorecer os candidatos que apoia e até mesmo manipular o resultado das mesmas - se for necessário e conveniente aos interesses comerciais dos seus diretores -, o Sistema Correio de Comunicação acaba de criar mais um instrumento bajulação e, ao mesmo tempo, de aumentar o seu “faturamento” junto ao governante de plantão. Uma pesquisa que estava anunciada para ser divulgada esta semana foi simplesmente “engavetada”, sem qualquer explicação à população.
A reportagem do PBacontece conseguiu obter uma informação sigilosa de uma pessoa ligada ao Governo do Estado e com livre trânsito nas dependências do Sistema Correio. Segundo o informante, a pesquisa não foi divulgada porque o resultado iria desagradar ao governador José Maranhão (PMDB), candidato à reeleição pela coligação “Paraíba Unida”, que teria uma desvantagem em torno de 15 pontos percentuais em relação a Ricardo Coutinho (PSB), candidato da coligação “Uma Nova Paraíba”.
Na pesquisa do Instituto Consult, “engavetada” pelo Sistema Correio, Ricardo teria 55% das intenções de votos contra 40% de Maranhão, com votos em branco e indecisos somando 5%. Na pesquisa do Ibope, divulgada na última sexta-feira (15/10) o candidato oposicionista aparece com 52%, contra 40% do governador, com 8% de votos brancos e nulos. A pesquisa foi registrada no TRE-PB (Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba) sob o número 36745/2010.
No dia 02 de outubro, 24 horas antes das eleições, o Instituto Consult apontou a vitória do governador José Maranhão, já no primeiro turno, com 50,05% das intenções de votos, contra 42,10% de Ricardo Coutinho. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral sob o número 32.977/2010 e junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o protocolo de número 33.706/2010.
Não se sabe se o Sistema Correio ainda pretende divulgar a pesquisa, ou se vai utilizá-la para outros objetivos empresariais e comerciais. A verdade é que a credibilidade das pesquisas encomendadas pelo conglomerado de comunicação, que já não era das melhores, acabou de vez no primeiro turno das eleições deste ano. O Instituto Consult (e o Ibope também não fica atrás) perdeu o seu último resquício de credibilidade.
Da Redação
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