terça-feira, 26 de outubro de 2010

Ladrões arrombam escola do Estado e atletas têm que disputar os Jogos Escolares com tênis emprestados

Exclusivo - O que deveria ser uma viagem tranquila e divertida, acabou se transformando em um grande pesadelo para um grupo de 16 adolescentes paraibanos, todos com idade entre 15 e 17 anos. Eles são atletas de handebol, residem em João Pessoa e estão em Campina Grande, disputando a fase final dos Jogos Escolares da Paraíba, que definirá os representantes do Estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em dezembro, na cidade de Goiânia (GO).

O pesadelo dos 16 adolescentes começou ontem (25) à tarde, quando voltaram para o alojamento, depois de um passeio em um dos shoppings de Campina Grande. “Hospedados” na Escola Estadual Polivalente, localizada no bairro do Catolé, eles foram surpreendidos pelo arrombamento do “quarto” onde estão alojados.

Desolados, atletas agurdam de lado de fora da delegacia a chegada do escrivão para registrarem a ocorrência 


“Assim que os meninos chegaram, notaram que a janela havia sido arrombada. Mesmo sendo uma escola do Estado, não há qualquer segurança. Isso é um absurdo! Entregamos nossos filhos nas mãos do Estado e não tem sequer a capacidade de garantir a segurança dos meninos”, desabafou o empresário Acácio Moreira, pai de um dos atletas. 

O Paraíba Já teve acesso, com exclusividade, à Certidão de Ocorrência Policial (confira abaixo), registrada, a pedido dos pais dos atletas, ontem à noite, na 2ª Delegacia Distrital, em Campina Grande, pelo treinador dos atletas, professor Francisco de Assis.

Já dentro da delegacia, os atletas demonstram cansaço enquanto aguardam o treinador registrar a ocorrência


Segundo relato dos atletas, foram roubados do alojamento, dois notebooks, vários pares de tênis, aparelhos celulares, óculos, câmeras fotográficas, camisetas, bermudas, calças e até o padrão de jogo da equipe. 

“A organização dos Jogos providenciou um padrão novo para a equipe, mas e o restou do material, que vai pagar o prejuízo? Será que somos nós, os pais? A obrigação e do Governo do Estado, afinal, o evento é promovido pela Secretaria de Esportes, que é um órgão estadual”, observou o Acácio.

Tamanho do prejuízo
Procurado pelo Paraíba Já, o professor Francisco de Assis não soube quantificar o tamanho do prejuízo financeiro. Ele revelou que os tênis roubados são quase todos adaptados para a prática de handebol e, por isso, são relativamente caros.

O professor informou, ainda, que os atletas terão que jogar com tênis emprestados de outras equipes para participarem do restante da competição, que será encerrada nesta quarta-feira (26). Ele disse, também, que teve adolescente que teve todas as suas roupas roubadas. 

Os atletas que estão passando por todo esse pesadelo em Campina Grande defendem o Instituto Rio Branco. No ano passado, eles foram vice-campeões das Olimpíadas Escolares Brasileiras, que foram realizadas no interior do Paraná.

Abalo psicológico
Ex-atleta da Seleção Brasileira de Handebol, Acácio Moreira teme que o episódio possa prejudicar o rendimento de seu filho e dos demais atletas em quadra. “Fui jogador e sei quanto os problemas extras quadra podem abalar o psicológico de um atleta. Esses meninos estão treinando o ano todo para vivenciarem esse momento e quando chegar à hora “H”, acontece tudo isso”, observou. 

“Agora, só nos resta torcer para que eles (os atletas) possam se sair bem dentro de quadra e que o Governo do Estado cumpra com seu papel e reponha todos os produtos roubados”, completou.
Paraíba Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário