Bruno: e o JPB encerra nesta quarta-feira a serie de entrevistas com os candidatos ao governo do estado, o convidado de hoje é José Maranhão do PMDB.
Carla: a ordem do sorteio foi definida por sorteio. Candidato bom dia o senhor ter oito minutos a partir de agora.
ZM: bom dia a você, bom dia aos meus queridos e queridas telespectadores, prazer me apresentar aqui porque o candidato precisa estar as vistas do povo.
Carla: a gente começa falando de violência, como o senhor vai tratar essa questão da segurança pública?
ZM: da forma como nós já estamos tratando. Nós não compactuamos com a violência nem nos colocamos numa posição contemplativa, o nosso governo foi o governo que mais investiu em segurança publica nos últimos anos, sem exceção. Nós aumentamos o efetivo da policia, nós compramos novas viaturas, nós investimos na informatização da policia técnica e cientifica, na capacitação dos policiais. Criamos a policia rodoviária estadual, criamos também e vamos ampliar a policia rural, todas essas medidas são medidas que contribuem para a melhoria do aparelho policial. Lamentavelmente a Paraíba estava vivendo uma situação em que os investimentos em segurança publica eram os mais baixos dos últimos trinta anos.
Carla: pois é candidato, os níveis de violência, a criminalidade tem aumentado, a população está muito assustada, alguma medida a mais que essas que o senhor falou?
ZM: não é uma medida a mais, são várias medidas de forma sincronizada como nós estamos fazendo. Nós estamos investindo na capacitação, mas também nos equipamentos, camionetas, radio-comunicação, informatização da policia, melhoria das delegacias, criamos as delegacias comunitárias, aqui nós temos um modelo dela na Ilha do Bispo que está dando um resultado satisfatório. Evidente que segurança publica não é brincadeira, nem é coisa que se resolva com declarações espalhafatosas “eu vou declarar estado de emergência”e pronto, tá resolvido assim. É assim que pensa um candidato, nós trabalhamos com equilíbrio, com seriedade fazendo os investimentos que a segurança precisa, aumentamos o efetivo da policia, convocamos os policiais para trabalhar no segundo dia de folga, com remuneração. Todas essas medidas são medidas que tem impedido, embora a violência cresça. Porque ela cresce aqui na Paraíba, ela cresce no estado de Pernambuco, ela cresce em todo o Brasil. Veja, por exemplo, o que o está acontecendo no Rio de Janeiro, há quanto se tenta deter a escalada da violência no Rio de Janeiro, nas grandes cidades. É claro que nós não estamos aqui fazendo apologia de uma posição contemplativa, de uma posição de quem cruzou os braços, nós estamos dizendo que a violência existe, no Brasil, no mundo e os governantes tem obrigação de combater. Nós vamos combater e estamos combatendo a violência com toda firmeza e tomando as providencias que o estado precisa tomar, inclusive fazendo investimentos que, historicamente, são os maiores investimentos que já teve no estado da Paraíba.
Voltar para: "Maranhão garante que insegurança vai continuar na Paraíba".